8

TIREOIDE, ARGANTA, RENITE, ASMA, CRIPES, ❀

Chá milagroso para curar a rinite
-->  


A rinite é uma inflamação da mucosa nasal de origem alérgica.

Trata-se de uma resposta do organismo a alguma substância nociva que o nariz detesta.

O nariz, além de porta de entrada para o ar, também é um órgão fiscalizador: quando os neurônios sensitivos nasais percebem que alguma substância química pode ser perigosa para o corpo, eles agem imediatamente provocando irritação ou entupimento das fossas nasais, com maior frequência de espirros e um volume maior de secreção.

A receita do chá

Pela manhã, em jejum, ferva um litro d’água em panela de vidro ou inox.

Desligue o fogo e acrescente uma folha de eucalipto (da fininha) mais duas folhas de amora.

Tome esse chá durante o dia e sempre nos momentos de crise.

Os espirros vão parar, além do catarro, e você vai poder levar uma vida normal. 


- See more at:

http://www.curapelanatureza.com.br/2013/07/cha-milagroso-para-curar-rinite.html#sthash.JFqgqGCt.dpuf

_________________________________________
_________________________________________


Como prevenir ou minimizar problemas da tireoide



A tireoide é uma importante glândula do nosso organismo.

Ela produz hormônios que, entre outras funções, regulam o metabolismo.

Quando ela não funciona adequadamente, pode levar a repercussões em todo o corpo em graus variáveis de severidade, desde sintomas que muitas vezes podem passar despercebidos até graves desequilíbrios que podem trazer risco à vida.

A seguir, alguns alimentos que previnem e minimizam problemas da tireoide.


COMA MAIS PEIXE

Crie o hábito de comer peixe, principalmente de águas frias e profundas do oceano. Além de ricos em ácidos graxos ômega-3, são excelentes fontes de iodo, fundamental para o funcionamento da glândula tireoide, bem como de minerais como selênio e magnésio.

Atenção!

O mercúrio pode ser encontrado em níveis elevados em alguns tipos de peixe, como o peixe-espada, o atum e o espadarte (peixes de água profunda).

A Food Standards Agency do Reino Unido aconselhou recentemente as mulheres grávidas e as crianças a não consumir esses tipos de peixe, pois o mercúrio pode danificar o sistema nervoso do feto e aumentar o risco de envenenamento em crianças pequenas.

Os peixes com maior teor de mercúrio são o cação, o peixe-espada (branco e preto), o espadarte e o atum. Os peixes grandes e predadores de águas profundas são mais ricos em mercúrio do que os peixes pequenos. Por isso, é bom evitar os peixes anteriormente citados (não comer mais de duas vezes por semana) e o fígado de todos os peixes, bem como preferir os peixes pequenos. Esta regra é válida sobretudo para as mulheres grávidas.

Para saber mais sobre metais pesados em peixes, acesse
http://saude.abril.com.br/edicoes/0261/nutricao/conteudo_87706.shtml?pagin=2

REDUZA O AÇÚCAR
Minimize o consumo de açúcar e farináceos, pois altos níveis de açúcar no sangue podem desregular o funcionamento da glândula tireóide.

CONSUMA ALIMENTOS RICOS EM IODO

O iodo é necessário, em pequenas quantidades, para a função da glândula tireoide, assim como para o metabolismo das gorduras, produção de hormônios sexuais e uma série de processos bioquímicos. Cãibras musculares, dores de cabeça, depressão, pés frios, mãos geladas e ganho de peso podem ser sinal de deficiência dessa substância. Deficiências de iodo podem aumentar a suscetibilidade para doenças como câncer de mama e pólio.

Alguns alimentos ricos em iodo:
frutos do mar;
sal não refinado;
algas marinhas;
caldo de peixe caseiro;
manteiga (não margarina);
abacaxi;
alcachofra;
aspargos;
verduras de coloração mais escura.
Para que possa ser utilizado pelo organismo, o iodo requer níveis adequados de vitamina A, que são obtidos com a ingestão moderada de manteiga e gorduras de origem animal (de animais criados soltos, e não em cativeiro ou à base de ração).

O iodo em excesso pode ser tóxico para o organismo, por isso não se recomenda o consumo excessivo de algas ou de sal iodado.

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ALGAS

Quanto às algas marinhas, embora elas sejam ricas em iodo e uma série de outros minerais, seu consumo excessivo pode causar intoxicação pelo próprio iodo.

Além disso, algumas pessoas não têm a enzima capaz de digerir o carboidrato complexo presente nas algas e muitas algas comerciais são tratadas com pesticidas e fungicidas durante o processo de secagem e armazenamento, razão pela qual é importante se conhecer os métodos utilizados pelo fabricante da alga.

Por fim, recomenda-se deixar as algas in natura de molho por um período de 6 horas, a fim de auxiliar a digestão.

CALDO DE CABEÇA DE PEIXE

Prepare caldo de peixe em casa, à moda dos nossos ancestrais, utilizando carcaça e cabeça, ricas em minerais, inclusive iodo. Além disso, a cabeça de peixe é fonte direta de hormônios da tireoide, além de outras substâncias que nutrem essa glândula.

Quatro mil anos atrás, os médicos chineses rejuvenesciam seus pacientes idosos com sopa feita com a tireoide de animais. Segundo os textos antigos, esse tratamento ajudava os pacientes a se sentir remoçados, com mais energia e capacidade mental. Na Inglaterra do período vitoriano, os médicos prescreviam sanduíches especiais de tireoide crua para seus pacientes mais doentes. Tal sanduíche não oferece o menor apelo ou atração para nosso paladar, mas as sopas e molhos feitos com caldo de peixe caseiro são uma delícia! Um “remédio” impossível de recusar!

Algumas pesquisas indicam que até 40% das pessoas podem estar sofrendo de alguma deficiência da glândula tireóide e de seus respectivos sintomas: fadiga crônica, ganho de peso, dificuldade de perder peso, resfriados e gripes freqüentes, unhas quebradiças, cabelos fracos, dificuldade de concentração, dores de cabeça, depressão e uma série de complicações mais sérias, como doenças cardiovasculares e câncer. Por que então não incluir um caldo de peixe caseiro em sua dieta sempre que for possível?

OVA DE PEIXE
Inclua ovas de peixe na sua alimentação. As ovas sempre foram valorizadas pelos povos primitivos pela sua capacidade de prevenir problemas da tireóide, promover a fertilidade e nutrir mulheres grávidas e crianças em fase de crescimento.

VERDURAS CRUAS
Algumas verduras cruas contêm substâncias naturais chamadas glucosinolatos, que podem interferir negativamente na produção de hormônios da tireoide. Entre essas verduras estão repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor e espinafre. Para neutralizar esse efeito potencialmente prejudicial à tireoide, basta cozinhar essas verduras, ligeiramente, no vapor, em água ou em sopas. Ocasionalmente, pode-se – e até se deve – consumir essas verduras cruas, pois somente quando cruas elas têm importantes propriedades anticâncer (por causa daqueles mesmos glucosinolatos, que são neutralizados pelo cozimento). A sabedoria está em não consumi-las cruas diariamente, mas sim ocasionalmente.

Lembre-se: Prefira as verduras sem agrotóxico ou, na impossibilidade de tê-las, deixe-as de molho em água com bicarbonato de sódio (leia matéria publicada neste blog).

GRÃOS, CEREAIS E SEMENTES INTEGRAIS

Consuma grãos, cereais e sementes integrais que tenham sido deixados de molho por 7 a 24 horas, em água com gotas de limão ou 1 colher (sopa) de soro de iogurte. Faça isso com feijão, arroz integral, grão-de-bico, lentilha, trigo, aveia e todos os grãos e cereais que você consumir. Esse procedimento neutraliza substâncias potencialmente prejudiciais à tireóide, denominadas antinutrientes. O único grão que não obedece a essa regra é a soja, pois seus antinutrientes não são neutralizados por tais procedimentos. Por essa razão, seu consumo deve ser evitado ao máximo.




- See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2008/03/como-prevenir-ou-minimizar-problemas-da.html#sthash.2HNOoKD4.dpuf


_____________________________________________________________
_____________________________________________________________



Pesquisa aponta que gengibre 

ajuda no tratamento de asma

Substâncias presentes na raiz melhoram a ação 

de medicamento que dilata os brônquios e combate a asma

Publicado em 04/09/2013
Reportagem: Thaís Manarini / Edição: MdeMulher

Pesquisadores ainda não sabem explicar por que o gengibre tem a propriedade de ajudar no tratamento
Foto: Getty Images
O gengibre pode oferecer muito mais do que um gostinho apimentado às refeições.
Estudiosos da Universidade Columbia, nos Estados Unidos,
mostraram que mesclar três substâncias do alimento ao isoproterenol -
uma medicação broncodilatadora - tem um efeito mais expressivo
nas vias aéreas do que aquele alcançado com a droga isolada.
 "Essa relação entre o gengibre e a asma parece inédita. Logo,
 é difícil explicar por que seus componentes potencializaram a ação
do remédio", reflete a pneumologista Márcia Oliveira,
do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
"Uma hipótese plausível é que as substâncias do tempero reduziriam
 a inflamação, processo que estimula a contração dos brônquios
e prejudica a respiração", arrisca a médica.
Vale ressaltar que a análise foi realizada em células dentro do laboratório.
 "Portanto, é cedo para fazer recomendações de consumo
para essa finalidade", avisa Márcia. Por ora, use o gengibre
com frequência e, claro, moderação.

__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

O gengibre e seus benefícios para a saúde
-->  

 O Zingiber officinalle, comumente conhecido como gengibre, 
em sânscrito é chamado de Ardrak (fresco) ou Sonth (seco). 
No ayurveda é denominado remédio universal devido às suas muitas 
propriedades terapêuticas. Esta erva medicinal vem sendo utilizada 
na medicina chinesa e no ayurveda há milhares de anos 
pelos médicos orientais.

O gengibre apresenta propriedades terapêuticas 
sobre o sistema digestivo, pois estimula a liberação de enzimas 
que promovem o esvaziamento do estômago.
 Tem sido utilizado com êxito no tratamento de náuseas e vômitos 
em diversas doenças e é efetivo nos enjoos da quimioterapia. 
Além disso, estudos demonstraram benefícios em baixar 
o nível do colesterol e reduzir a aderência às plaquetras.

A raiz do gengibre melhora a circulação e é indicada por médicos
 chineses e indianos para pés e mãos frias.
 A medicina ayurvédica afirma que o gengibre atua nas três fases
 da função gastrintestinal: digestão, absorção e evacuação. 
Na Índia recomenda-se o chá de gengibre em decocção
 (fervura da raiz) com três gotas de limão e uma pitada de sal marinho
 30 minutos antes das refeições para estimular o fogo digestivo, 
promover uma boa digestão e aliviar flatulência.

Esta planta medicinal possui uma importante ação antiiinflamatória
 e antirreumática, tanto para uso interno quanto para uso externo. 
O suco, pasta ou óleo essencial do gengibre pode ser aplicado
 externamente para dores, inflamações e cefaleias. 
No caso de reumatismo, artrose, contraturas musculares,
 lombalgia e cervicalgia, podemos fazer uma massagem local associada
 a fricção com pasta ou óleo essencial de gengibre. 
Isso promove um efeito de aquecimento local associado a uma analgesia (alívio da dor).

O gengibre possui uma atividade antiviral e anti-inflamatória, 
sendo largamente utilizado em quadros respiratórios de vias aéreas superiores. 
Devido às suas propriedades picantes e amornantes, é utilizado para gripes
 e resfriados no inverno, rouquidão, inflamação da garganta, tosse e secreção.
 Um chá de gengibre em decocção (fervura das raízes) com alho,
 casca de canela e uma uma colher de sopa de mel de eucalipto depois 
de pronto é eficaz nestes quadros respiratórios. 
Deve ser tomado morno três vezes ao dia entre as refeições 
até sumirem os sintomas.

Podemos também utilizar o gengibre na culinária como um excelente 
condimento, aumentando o sabor picante e a energia quente das receitas 
vegetarianas. Com este objetivo, na Índia, o gengibre é associado 
a outros temperos: pimenta-do-reino, canela, noz-moscada, cravo,
 cardamomo e alho.

Em uma publicação recente sobre plantas medicinais, 
“Major Herbs of Ayurveda”, são descritas as seguintes propriedades 
do gengibre: atividade antiemética (alivia náuseas), atividade antiulcerosa,
 atividade hepatoprotetora (protege o fígado), atividade anti-inflamatória,
 atividade antipirética (reduz a febre), atividade cardiovascular
 (diminui o colesterol e os triglicerideos), atividade antioxidante
 (elimina radicais livres), atividade imunomoduladora (promove 
o sistema imunológico) e atividade antiviral. Porem é contraindicado
 na gravidez pelo potencial de induzir a contração uterina.

Com tantas propriedades benéficas, não podemos deixar de utilizar
 esta raiz tanto como erva medicinal quanto como condimento na alimentação.
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________



Três ótimos remédios caseiros para dor de garganta


Três ótimos remédios caseiros para dor de garganta
-->  

 A garganta é porta de entrada de vírus e bactérias 
para o nosso organismo.

E, quando nossa imunidade baixa, ela é uma das 
primeiras partes do corpo a sentir.

É  por isso que a garganta é vítima frequente de dores e irritações, 
que podem estar associadas a uma gripe, amigdalite, 
faringite e laringite,



Outro motivo para a dor de garganta é a ação irritante 
do cigarro e da poluição.

Procure um bom médico, mas, antes de usar agressivos 
antibióticos, tente, logo no início da inflamação, 
a cura com estes três medicamentos caseiros.

ÁGUA MORNA COM SAL

O gargarejo com água morna e sal várias vezes por dia 
age reduzindo a inflamação na garganta e soltando o catarro.

Por isso, ele combate as bactérias que causam a irritação.

A receita é simples: meia colher de chá de sal em um copo de água.

Se o gosto salgado ficar muito forte para você,  use um 
pouquinho de mel na mistura.

Nunca engula o líquido.

É essencial cuspi-lo, pois ele está cheio de bactérias.

SUCO DE GENGIBRE, RABANETE E MAÇÃ

O suco de gengibre, rabanete e maçã, tomado na temperatura ambiente, sem estar gelado, proporciona um alívio imediato na dores de garganta.

O gengibre protege as cordas vocais e libera o muco da garganta e dos pulmões.

O rabanete restaura e fortifica as membrana, limpa o sínus e alivia as irritações na garganta.

Eis a receita:

1 pedaço de aproximadamente 1,5 cm de gengibre

1 rabanete médio (ou 2 pequenos ou metade de um grande)

1 maçã

200 mL de água

Bata os ingredientes no liquidificador.

Coe e tome o suco na hora.

CANJA DE GALINHA

Os antigos estavam certos quando indicavam canja de galinha 
para tratar corpos debilitados.

Um dos possíveis motivos para isso é o sódio presente no caldo da canja, pois ele tem propriedades anti-inflamatórias.

Além disso, por ser líquida, a sopa não irrita a garganta, alimentando dessa forma o corpo sem causar nenhum incômodo.

Uma receita simples e saudável de canja de galinha:

1 peito de frango caipira

1 cebola

3 dentes de alho

salsinha

Cebolinha

1 cenoura

2 folhas de louro

Manjericão desidratado

Tomilho desidratado

1 tomate sem pele

Muito pouco sal

Modo de preparo:

Numa panela, com um fio de azeite, doure o peito de frango 
com pele e tudo.

Acrescente a cebola e o alho picados.

E depois os outros ingredientes nesta ordem: salsinha, 
cebolinha, louro, tomilho e manjericão desidratados, 
a cenoura em rodela e o sal.

Cubra com água.

Acrescente o tomate sem pele.

Mexa e cozinhe em fogo baixo por 1 hora.

Passado esse tempo, a canja estará pronta.

Espere esfriar.

Tire o osso e a pele do peito de frango.




Asma:

1 - Mel de abelha com limão - tomar 1 colherinha de 10 em 10 minutos
2 - Chá de flor do cordão de São Francisco - tomar 2 vezes ao dia, 
durante 15 dias ou mais.
bem o chá de alho ajuda muito    o agriao tambem e muito utilisado 
no tratamento de bronquite .

Chá para resfriado e gripes

Receita de Chá para resfriado e gripes

INGREDIENTES

  • 1 copo d’água bem cheio
  • 1 ½ limão
  • mel a gosto





  • dentes 



  • de alho
  •  












  • um 



  • pedaço de gengibre
  • 5 cravos
  • 2 pedaços de canela



Modo de preparo


Deixar ferver a água com meio limão picado (com casca),
o gengibre, os cravos, a canela e tomar tres vezes ao dia.

ALGODÃO (Gossypium hirsutum L.) -Usado em catarro, 
desinterias, diarréia, dismenorréia, distúrbios do climatério, 
dores musculares, estancar hemorragias, ferida, furúnculo, 
hemorragia, inchaço, infecções renais, inflamação, menorragia, 
metrorragia, queimadura, queimaduras, restaurar o fluxo 
menstrual, síndrome pré-menstrual, trabalho de parto.

cravinho, ou arnica paulista, é uma planta que 

só vem recebendo devida atenção recentemente. 

Ao que parece, além de outras propriedades 

que são atribuídas à arnica, a erva é eficaz no combate 

a asma. Aqui veremos como fazer este chá

de arnica paulista para dilatar os brônquios.
Cravinho - Arnica Paulista
Cravinho - Arnica Paulista

Você vai precisar de:

  • 10 gramas de folhas de arnica paulista
  • Um litro de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e acrescente o a arnica paulista. 

Deixe em infusão e coe.

Posologia

Beba o chá de cravinho três vezes ao dia.

Outras dicas

Este mesmo chá também pode ser usado, 

como antiinflamatório e antitérmico.

Precauções

Não tomar em excesso.





ALCANFOR (Artemisia camphorata) -Doenças de pele, 

antisseptica, calmante, sedativa,  distonias neurovegetativas, 

descongestionante das vias respiratórias.







Afolha da amora fortalece a gengiva e a livia 
a úlcera da boca com gargarejo para inflamações 
da garganta, alivia diarreia e emorroida 
é tbem usada p/ estancar feridas.

******************
Foi provado que o chá preto ajuda a conbater caries
os estudos provam que tbem ajuda nos problemas 
cardiovasculares e cance...chá ver tbem...

******************

ALECRIM (Rosmarinus officinalis L) -cardiotônico, estimulante, 
anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, 
restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço
 mental. Também é bom para tosses, bronquites, 
e problemas respiratórios.

ALECRIM DO CAMPO (Baccharis dracunculifolia) -
Debilidade orgânica,cansaço físico, falta de apetite, problemas gástricos.
través da coleta de resina pelas abelhas nesta planta é que elas produzem
a propolis verde.


AVENCA (Adiantum capillus-veneris) -catarro pulmonar,
 da rouquidão e da tosse
CAPUCHINHA(flor vermelha, amarela e laranja)- (Tropaeolum majus L)
 -escorbuto, retenção de líquidos, analgésica, antiseborreico, otite, acne,
afecções pulmonares, queda de cabelo, infecções genito-urinárias e respiratórias.


LOSNA ou ABSINTO (Artemisia absinthium L) -afrodisíaca, amargo,
antidiabética, antidiarréica, antidisentérica, antiemética, antiespasmódico,
 antifebril, antigripal, anti-helmíntica, anti-hidrópica, anti-histérica, anti-séptica,
aperiente, antipirética, colagogo, digestiva, emenagoga, estimulante,
 estomacal, eupéptica, febrífuga, fortificante, hepática, psicoestimulante,
 repelente de piolho, tônica, vermífuga.




GUINÉ (Petiveria alliacea L) - Indicada para afecções da cabeça,
da vista, contra falta de memória, reumatismo, paralisia, estados nervosos,
 pelos seus poderes analgésicos, mas apenas em uso externo,
em compressas. O pó da raiz ameniza a dor de dente.
 Tradicionalmente usado em gargarejos para combater dor de garganta.


COMO UTILIZAR O GUINÉ:

1º) Chá: Coloque duas colheres (sopa) da raiz picada em meio litro

 de água em fervura. Deixe ferver por cinco minutos. 
Espere esfriar e coe. Com algodão, faça aplicação no local afetado.
Serve para dores reumáticas, lombares, de cabeça e contusões.

Chá: Coloque uma colher (sopa) de folhas secas picadas

 e uma colher (sobremesa) de raiz picada em uma xícara de água
 em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. 
Faça gargarejo ou bochechos duas vezes ao dia.
 Indicado para casos de amigdalite, faringite e problemas da gengiva.

Precauções que devemos tomar com o uso da guiné: 

O uso interno desta planta ainda não foi estudado, 
portanto, preconizamos o uso externo...







CHÁ VERDE 


Quer emagrecer  naturalmente e sem tomar remédio? Experimente o chá verde,
 aumenta o metabolismo, acelera a oxidação das gorduras, 
dimunui as taxa de colesterol ruim e entre várias outras propriedade. 
Com as informações abaixo ficará mais fácil de você entender sobre o chá verde.

Chá verde –



Rico em vitamina K e polifenólicosantioxidantes.Suas funções:•
pode reduzir o risco de câncer;•
 pode diminuir o risco de doenças do coração;• 
age contra a coagulação do sangue
 e pressãoalta;• ajuda a prevenir cáries;• combate o vírus da gripe;
O ideal é consumí-lo pelo menos 1 x dia...

******************************



SANTO REMÉDIO

R E M É D I O S


O remédio que resolve problemas graves é chamado 
um “santo remédio”.
Dizem também: 
Deus querendo, água do pote é remédio.

A: - P L A N T A S   M E D I C I N A I S :

São administradas em chás, garrafadas, xaropes, 
cheiros e defumadores, em banhos e em banhas. - 
É bom lembrar que não só raizeiros conhecem raízes, 
sementes e folhas. Todos conhecem e usam 
as plantas medicinais: quebra-pedra,boldo,
 carqueja, hortelã. Especialmente, o conjunto 
das mulheres de uma rua ou bairro cultiva o 
conhecimento das plantas. 
Quando alguém adoece, as comadres conversam. 
Uma sabe o que é bom, outra sabe onde cresce. 
Vão aqui aqui apenas alguns exemplos 
do uso das plantas e sem nenhuma garantia da parte 
do autor deste artigo.
            AGONIADA  Planta medicinal para tratamento 
das doenças do útero, dos ovários, da asma. 
Cura corrimentos.
            ANGICO  Planta medicinal. 
Misturado ao olho-de-goiaba e à casca do pajeú,
 é usado como remédio contra veneno de cobra
(BA,médio São Francisco).
            ASMA  Remédio contra asma: 
Toma-se três raízes de erva cidreira(socadas) 
e três casas de “Maria Barreira”(marimbondo). 
Depois de tudo fervido e coado, tomar o chá.
            CAJU  Como remédio, o caju é bom para tosse 
de cachorro, depurar o sangue, contra escorbuto, afta, 
cólica intestinal, males dos rins. 
A cinza serve para dentifrício. 
A casca, boa para tirar cansaço. 
O óleo da castanha é útil para desinfetar e para verme 
no intestino, ajuda na cura de eczema e de hanseníase, 
cicatriza verruga e úlceras. O suco da fruta,
 entre outras coisas, é bom para tratar diabetes, 
sífilis, icterícia, dores de mulher.
            
CAPIM-AÇU 

 É bom para o pulmão e cura coqueluche, 
que chega a prejudicar as vistas da criança. 
Usam o sumo do capim-açu com leite de égua.
 É um remédio quente. 
Também levar a pessoa para dentro do rio de manhã 
cedo e mergulhá-la três vezes dentro da água. 
Existem ainda as simpatias para curar coqueluche:
 casinha de “Maria Barreira”. 
O governo promove a vacinação preventiva e obrigatória.
            GUINÉ  Planta medicinal, mas fedorenta. 
A raiz é remédio fino, diurético, depurativo do sangue,
 traz alívio na dor de dente, e é abortivo. 
Guiné na cachaça de uso externo é bom para reumatismo. 
Doses elevadas podem levar à morte. 
Defumatório de folhas de guiné nas sextas-feiras 
às portas das casas ou dentro delas é usado 
como preservativo contra mandingas e coisas-feitas. 
Há figas esculpidas em guiné, e Santo Antônio de Guiné.

            A COLHEITA DAS PLANTAS MEDICINAIS  
Há plantas que, por  mistério, apenas aparecem 
em determinada hora ou dia.
 Há plantas que ganham mais força quando são colhidas
 no dia de certo santo, por exemplo na noite de 
São João ou em Sexta-feira Santa. 
O curador em busca de plantas medicinais 
poderá pedir licença: Deus te salve, laranjeira 
que venho te visitar. Venho te pedir uma
 folha para nunca mais voltar.11Segundo 
os raizeiros, há plantas encantadas que 
só são encontradas após certas cerimônias. 
O mesmo existe na Angola. - 
É costume plantar para o uso medicinal, 
um pouco de alho, fumo, arruda, na Sexta-feira 
da Paixão(o dia da salvação).
            É impossível separar a planta medicinal da religião. 
A própria rezadeira benze e ensina as plantas. 
Há muitas plantas com nomes religiosos: 
espinheira santa (Neutraliza o ácido, 
por isso é boa contra úlcera no estômago. 
O suco cura até bêbados. 
Encontrada na região de São Paulo ao 
Rio Grande do Sul.) malva-de-São-Francisco,
 São-Caetano, Santo Inácio, Vassourinha 
de Nossa Senhora, raiz-do-Espírito Santo, etc..

B: - O U T R O S   R E M É D I O S

            BANHA  Pomada da medicina popular. Exs:
 banha de jibóia é boa para reumatismo; 
banha de capivara para zoeira nos peitos; 
banha de canela da ema para surdez; 
banha de galinha é bom para perebas e tumores; 
banha de jacu é usada na asma 
e chiadeira do peito; banha de porco desinflama 
panariz e, derretida na pinga, cura embriaguez.
 Banha de traíra cura dor de ouvido.
            CORDÃO UMBILICAL  É guardado e usado para remédio: 
chá de cordão é usado contra epilepsia.
            CREOLINA  Remédio caseiro contra a malária 
e dor de dente. Num gargarejo, cura dor de garganta. 
Umas gotinhas no café da manhã curam a gripe.
Na água do banho, para curar caruara, 
frieira e feridas e ficar com a pele lisa. 
Ela pura cura bicheira.
            RISCADO DE CINZA  Cura empazinado. 
Barriga doendo, porque cheia de gaz. Remédio:
 riscado de cinza de fornalha. 
Beber a água e passar a borra em cruz no umbigo.
 Observamos a não-separação de remédio e reza.
            LEITE MATERNO   Usado como colírio.
            PEDRA-DO-BUCHO  O mesmo que maçã,
 benzoá, bezoar. Trata-se de uma bola compacta
de pelos(tricobenzoar) ou vegetais, 
formada no estômago dos ruminantes. 
É usada, entre outros, contra a lepra
(no Vale do Jequitinhonha.MG).
            PICUMà ou PUCUMà Fuligem do fumeiro, 
às vezes usado em remédios e para curar o umbigo
 de recém-nascido.
            RAPÉ  Pó de fumo de rolo, torrado e moído. 
Dor de barriga de menino é curada com três cruzinhas
 de rapé em cima do umbigo.
 Há também o rapé de emburana macho.
O povo distingue: remédio fino, remédio fresco
 e remédio quente:
            REMÉDIO FINO  Provoca suadouro.
Por isso o doente não pode se molhar 
na água fria de chuva ou banho. Remédios finos: 
(Alguns exemplos) - Gendiroba (torrada e moída)
 tomada sem dieta, um baguinho só, 
é bom para dores de cólica e de estômago; (Com sebo)
 pomada contra dores de reumatismo. - 
Guiné (raiz na pinga) bom para dor e reumatismo. 
Contra mordida de cobra. - 
Pau-de-ovelha (muqueca quente) 
bom para reumatismo e dor. - 
Folha da negra-mina (folha amarrada na cabeça) 
bom para dor de cabeça e ar-de-estupor. -
 Alho (chá) contra dor de dente. - 
Jalapa (doce de jalapa) contra vermes.

            REMÉDIO FRESCO ou FRIO  O remédio fresco, 
chá fresco, refresca o corpo por dentro. 
Cura mau-estar da vista, dos rins, fígado e intestino. 
Remédios frescos: açafroa, quina, quebra-pedra, 
salça, jalapa, picão, poejo, peroba rosa, tiuzinho, limão,
 folha de abacate, água-da-colônia 
(raiz), cipó-de-São-João (raiz), pimenta malagueta, tomate,
 limão e caju. Folha de caju (folha seca?) cozida e adoçada é ótima.

            REMÉDIO QUENTE  

O remédio quente põe a doença 
e o calor para fora do corpo. 
Usado nas doenças Sarampo, febre, catapora, 
coqueluche, bixiga, gripe, asma, e outros. 
Remédios quentes: carro santo, pimenta-do-reino, 
raiz de fedegoso, cravo, amendoim, alfavaca, 
unha danta, sabugueiro, gengibre, agrião, hortelã,
 limão (assado), laranja tanja, levante, anador 
da farmácia e outros. Alguns destes são remédios finos. 
O remédio quente incomoda o fígado, os rins e o intestino.  

S I M P A T I A S :


            Entre remédios, rezas e simpatias, 
o remédio e a reza são os mais fáceis de definir.
            A simpatia, como elemento menos racional, 
é mais difícil de entender. 
Não é um remédio nem uma medalha. 
A própria palavra simpatia já sugere um coisa que não se explica. 
Vejamos: uma criança não caminha bem. A mãe pega na teia 
de aranha aquele 
bolinha amarela que é formada pelos ovos da aranha,
 e esfrega-a na perna da criança. Que é isso?
 Alguém poderia dizer: Ali tem cálcio, tem proteínas, 
fazendo assim da simpatia um remédio. 
Está errado! Observem: a aranha caminha que é uma beleza.
 A mãe passa os ovos da aranha na perna da criança 
imaginando que a agilidade da aranha passe para a criança.
 É isso aí. Outros banham a perna da criança com chá 
de pé de veado, pelo mesmo motivo. 
Criança gaga bebe água da campainha do altar. 
Esperam que o som desembaraçado da campainha que faz
 todos levantar e ajoelhar na igreja, passe para a criança. 
Mas como pode? Não sei. 
Eu já não disse que as simpatias não se explicam! 
Os exemplos que dei, ainda parecem ter alguma lógica. 
Outros não tem nenhuma.
            Há simpatia de amor, de boa sorte, 
para ganhar no jogo. 
Há simpatias que a pessoa envolvida não pode saber. 
Outras a própria pessoa faz. 
Na medicina popular, as simpatias servem 
para curar verrugas, hemorróidas, asma, epilepsia, soluço,
 para o cabelo crescer, para não secar o leite materno, 
na hora do parto e para sair a placenta. 
Muitas vezes aparecem em conjunto com remédios
 e rezas.
 Há simpatias de prevenção: por ex., para fechar o corpo.
            A palavra ‘simpatia’ vem do grego, 
“sentir juntos o mesmo”. 
Parte fundamental da medicina popular, 
as simpatias vem de tempos remotos. 
Um médico suíço do séc.XVI, Paracelsus, 
julgava necessária a “antiga arte de fazer uma simpatia 
com a doença”. 
Esta prática parece ter vindo do antigo Egito.
 A simpatia revela uma diferença entre a terapia 
puramente intelectual e outra pelo curador 
que conhece a doença por experiência 
própria e que peleja com o sofrimento dos outros.
 O amuleto é uma espécie de simpatia.
Embora a simpatia não se explique, o funcionamento
 da simpatia supõe alguma relação íntima entre homens,
 animais, plantas e planetas. 
A intuição desta profunda união não leva em conta
 as leis de causa-fim. Por ex.: 
para secar o leite materno a mulher põe ao pescoço 
um cordão de talos da mamona. 
Fazendo uma simpatia, as pessoas buscam na ação 
a concretização de um desejo. 
O uso das analogias para encontrar remédios 
é antiquíssimo. Mas foi Paracelso(1493-1541) 
que elaborou um sistema lógico a respeito. 
Seguem mais alguns poucos exemplos tirados da medicina popular:

            EMPELICADO ou APLICADO   

Diz-se da criança que nasce coberta por uma película.
 Nasceu empelicado quer dizer, nasceu para ser feliz 
e ter boa sorte. Alguns colocam a película,
 depois de seca, como simpatia no travesseiro
 da criança, sem ser revelada.(Araçuaí.MG.1991.)
            HEMORRÓIDAS   Também chamada caseira
Existem orações e simpatias para tratá-las, 
como sentar-se no couro do bicho preguiça.
 Usam banhar com erva-de-bicho. 
Colocam o pó da pele torrada da moela de galinha(MG).
            MALEITA  O mesmo que malária. Maleitado,
com febre. Além de remédios, encontramos 
uma simpatia engraçada para afastar ou queimar a maleita. 
Querendo proteger-se da doença, a pessoa leva 
na cabeça um feixinho de gravetos até uma encruzilhada.
 Lá prepara uma trempe como se fosse uma fogueira
 e diz três vezes: Maleita, fica aí que eu vou buscar
 fogo pra fazer café para nós. 
Depois afasta-se sem olhar para trás, 
que a maleita ficará presa entre os gravetos.12
            PREGO  O gesto mágico de bater um 
prego numa árvore para livrar de febre, dor de dente 
e hérnia, já existia na Europa antiga precristã 
e perdura até hoje. Conforme uma simpatia tradicional 
em Betim(MG), para diminuir o umbigo grande da criança, 
a mãe deve bater um prego novo num cupim.
 Na medida que o prego some pela ação do cupim,
 o umbigo vai diminuindo.
            PROTEÇÃO  Plantas como espada-de-São Jorge 
e guiné são usadas como simpatia e protegem 
moradias e locais de comércio de maus olhados 
e outros fluidos maléficos.  

  R E Z A :

            Em Araçuaí(MG), registrei umas 2500 rezas. 
Boa parte serve para curar doenças. 
Muitas para quebranto. 
Outras tantas para estancar sangue numa ferida, 
para engasgo, para dor de dente, dor de pontada,
 para lombrigas, para cobreiro, para íngua e muitas outras. 
Algumas orações não podem ser reveladas. 
Algumas são preventivas, como a oração de 
São Bento para cobra não ofender.
            No nosso contexto, o benzimento ou a bênção
 é um ritual de cura.
 Há benzimentos para doenças específicas 
e outras que servem para qualquer doença. 
Por ex., faça um sinal da cruz e diga: 
Eu te benzo pelo nome que te puseram na pia, 
em nome de Deus e da Virgem Maria, 
e das três pessoas da Santíssima Trindade, 
eu te benzo. Deus nosso Senhor que te cura, 
Deus que te acuda nas tuas necessidades.